close-up-of-engineers-improving-the-sketch_1098-1513Objetivo

Capacitar os profissionais nos princípios e melhores práticas de gerenciamento da qualidade em projetos e melhoria de processo baseado na Metodologia Seis Sigma.

Ementa

Unidade I. Introdução ao SIX SIGMA

  • A qualidade em sua empresa
  • Os custos da “falta” de qualidade
  • A metodologia SIX SIGMA (DMAIC)

Unidade II. Definir

  • Identificar um projeto para aplicar o SIX SIGMA;
  • Estabelecer um projeto SIX SIGMA.
    – SIPOC
    – Mapa do processo

Unidade III. Medir

  • A importância das métricas, medições e como medir;
  • Ferramentas para medição.
    – Espinha de peixe
    – Matriz causa & Efeito
    – Matriz esforço & Impacto
    – Histograma

Unidade IV. Analisar

  • Como analisar os processos;
  • Ferramentas para a análise.
    – Análises estatística
    – Gráfico de Pareto
    – Gráfico de tendência

Unidade V. Melhorar

  • Como melhorar os processos e os produtos;
  • Ferramentas para a implementação de melhorias.
    – Plano de ação
    – 5S
    – Benchmarking

Unidade VI. Controlar

  • Como levar o controles aos processos;
  • Ferramentas para o controle dos processos.
    – Gráfico de controle
    – Normas (ISOs)
    – Procedimentos
    – Auditorias
    – Poka – Yoke
    – Gestão à vista

Carga Horária

20 horas/aula.

Facilitador

Albert Schilling

  • Mestre em Informática Aplicada (2009);
  • Especialista em Gerência Estratégica da Informação (2006) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
  • Graduado em Informática (2005) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
  • Possui 10 anos de experiência nas áreas de Interação Humano Computador e Engenharia de Software, com foco em Gestão de Projeto e Design de Interação, tendo publicado vários trabalhos em importantes eventos das referidas áreas, além de ter participado de mais de 40 projetos nesse período, atuando em papéis técnicos (analista de teste, analista de requisitos e designer de interação) e de liderança;
  • Trabalha como gerente de projetos no Instituto Atlântico, empresa de P&D e Inovação tecnológica que possui processos baseados em padrões de qualidade e maturidade, tais como: CMMi 5 e ISO 9001:2008, além de alinhados as boas práticas de desenvolvimento do RUP e XP, e de gestão do PMBoK, SCRUM e Kanban;
  • Atualmente é Gerente de Programa dos projetos da HP (Hewlett-Packard), no Instituto Atlântico, colaborando com uma equipe de 90 profissionais dedicados a 15 projetos de desenvolvimento de soluções para serviços de impressão, computação na nuvem, mobilidade e redes inteligentes;
  • É professor de pós-graduação de renomadas instituições, tais como: FIC, FA7, FJN, FFB, FAP, Unichristus e UECE, ministrando disciplinas relacionadas a Engenharia de Software e Gestão de Projetos, bem como realiza cursos in company em organizações como Fortes Informática, PortfolioGC, IEL e TJ-CE;
  • Possui as certificações: Certified Scrum Master (CSM), Certified Scrum Product Owner (CSPO), Six Sigma Green Belt e Certificação Brasileira de Teste de Software (CBTS).